Blocos Padronizados elevam produtividade em obras
02 ago 2016, por Artigos emCompre de empresas com o selo PSQ-BC e garanta produtos uniformes!
Ter em mãos blocos cerâmicos com dimensões uniformes garante maior produtividade, aos profissionais nos canteiros de obra, na execução dos projetos. A precisão dimensional é um dos três aspectos fundamentais dentre as propriedades dos blocos e é, também, parâmetro de controle inserido na norma técnica NRB 15.270:2005. O regulamento apresenta tolerância de 3mm, para mais ou para menos, nas dimensões em que as peças são produzidas e comercializadas.
Uma forma segura de conseguir produtos padronizados é comprar peças de empresas certificadas no Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ-BC), selo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividades no Habitat (PBQP-H). Para conseguir a certificação são feitas coletas aleatórias dos produtos em estoque nas empresas, e estes precisam atender aos requisitos exigidos pela NRB 15.270, em três ensaios seguidos em laboratório acreditado pelo INMETRO.
Alcançar o padrão de qualidade só é possível através de controle da produção. “Sem controle diário da matéria prima e do produto acabado é quase impossível manter o padrão”, afirma o técnico em cerâmica Alisson Lima, gerente de produção da Cerâmica Salema, empresa certificada no PSQ-BC, que se preocupa em entregar qualidade e sustentabilidade, comprovando o compromisso com seus consumidores.
Para oferecer ao mercado material que atende às normas técnicas, a indústria tem laboratório próprio e recebe apoio de laboratórios externos. Em suas dependências, conta com profissionais treinados, que permitem o controle da produção padronizada.
Quando se trabalha com produtos padronizados, executar a alvenaria fica mais fácil devido à uniformidade com que as peças proporcionam nas fiadas. Mas, conseguir o maior grau de produtividade na fase de levantar a alvenaria exige, além de produtos padronizados, projeto arquitetônico e de execução bem elaborados.
Salema com Revista Edificar