Fachada com arquitetura vernacular de blocos cerâmicos é destaque na Revista Premium CasaCor
26 out 2016, por Artigos emA Arte de dar Vida aos Sonhos
A fachada da primeira Casa Cor da Paraíba foi projeto de Jonas Lourenço em parceria com Giovanni Lyra. A ideia partiu da arquitetura vernacular, que é considerada especialmente sustentável por seu caráter de integração com o ambiente e o uso de materiais. Focados na sustentabilidade, como a arquitetura bioclimática e a arquitetura ecológica, foram utilizados tijolos cerâmicos regionais [Salema] para compor paredes trançadas, servindo de vedação para os pórticos metálicos.
O contraste das formas contemporâneas com os materiais regionais deram um caráter singular na fachada da mansão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, destacando ainda a renda renascença, que foi estilizada e cortada em aço corten, para ser usada como elemento de vedação e decoração no projeto.
Foram inseridos azulejos azuis remetendo aos azulejos portugueses, presentes na nossa história. Trata-se de uma forma de edificar com elementos simples e naturais, promovendo o devido conforto e várias possibilidades. Lições que parecem se encaixar perfeitamente nas buscas da arquitetura sustentável de nossos tempos.
Fonte: Revista Premium Casa Cor