Processo Produtivo
PROCESSO PRODUTIVO: QUALIDADE DESDE A EXTRAÇÃO ATÉ A ENTREGA DO PRODUTO
EXTRAÇÃO E SAZONAMENTO DA MATÉRIA PRIMA
O processo começa nas jazidas: usando retroescavadeiras controladas por operadores capacitados, a argila é extraída, respeitando sempre os limites ambientais. Em seguida, ela passa por um controle de qualidade no laboratório da própria fábrica para assegurar suas características.
SAZONAMENTO DA MASSA
Uma vez aprovada, a argila é transportada até o pátio de sazonamento, onde é depositada em camadas alternadas de silte – espécie de areia muito fina que melhora a secagem do produto e diminui sua retração durante a secagem – formando o que chamamos de sanduíches. O sazonamento da argila é um processo longo, podendo chegar a dois anos, que tem como objetivo reduzir o excesso de materiais orgânicos e sais indesejados, dando maior homogeneidade e garantindo a qualidade do material que será utilizado na produção dos blocos cerâmicos.
PRÉ-PRODUÇÃO
Após o sazonamento, a matéria prima é levada para o setor de pré-estoque, onde continua a ser tratada e monitorada, até ser processada.
EXTRUSÃO
No setor de extrusão, a argila é misturada, desintegrada e laminada e transportada para a Extrusora, também conhecida como Maromba, onde a argila é novamente misturada e extrudada e, finalmente, moldada por boquilhas, conforme o tipo de bloco a ser produzido.
O processo continua com o corte dos blocos nas dimensões pré-definidas para cada tipo de tijolo, seguindo para uma inspeção criteriosa, a fim de retirar as eventuais peças defeituosas, mantendo a qualidade dos produtos.
SECAGEM
A secagem pode ser feita de duas maneiras: naturalmente – onde os blocos são depositados em um pátio e secam a partir da ação climática – ou artificialmente. Neste método, os blocos são conduzidos para até o túnel de secagem artificial, onde os secadores de fluxo semi – contínuos proporcionam uma ótima qualidade para o material.
QUEIMA
Após a secagem, os blocos cerâmicos são direcionados para o processo de queima. Modernos fornos com indicadores computadorizados, operados por uma equipe técnica capacitada, garantem o baixo consumo de energia e uma produção sustentável.
A ESCOLHA E O RELACIONAMENTO COM NOSSOS FORNECEDORES E CHAVE PARA A QUALIDADE DE NOSSA PRODUÇAO.
CLIQUE PARA VER QUEM PARTICIPA DA QUALIDADE SALEMA
VERDÉS S.A.
Máquinas para a produção de blocos cerâmicos
BONFANTI
Máquinas para a produção de blocos cerâmicos
FLYEVER
Equipamentos para medição de indicadores de produção
WEG MOTORES
Use any shortcode in this section.
TOTVS S.A.
Sistemas para controle do processo produtivo.